Saiu <i>O Militante</i>
Está já à venda a edição de Março/Abril de O Militante, que dá destaque de primeira página à luta contra o pacto de agressão e ao XIX Congresso do PCP. Ligando estes temas, o artigo de Abertura intitula-se precisamente O PCP, a luta e o XIX Congresso.
Na secção Organização são publicados cinco artigos, sobre outras tantas experiências da greve geral de 24 de Novembro último – no Porto, Setúbal, Lisboa, Évora e Coimbra – que podem ser de grande utilidade quando está marcada uma nova greve geral para 22 de Março. Um Congresso de Luta com Forte Confiança no Futuro, assinado por José Manuel Oliveira, analisa o congresso da CGTP-IN, realizado recentemente. António Filipe assina Contra as troikas, pela Democracia! Notas sobre o estado da democracia portuguesa.
Os 50 anos da Rádio Portugal Livre e do 24 de Março, dia do Estudante, são evocados respectivamente por Maria da Piedade Morgadinho, da Comissão Central de Controlo, e Albano Nunes, do Secretariado. A secção Mulheres conta conta com um artigo de Odete Filipe intitulado A participação das mulheres na luta pelos direitos sociais e laborais.
Pedro Guerreiro, do CC, assina Soberania e independência nacional, uma questão central do nosso tempo, e João Ferreira Algumas reflexões sobre os desenvolvimentos na UE e a situação nacional. A secção Economia é preenchida por dois artigos: Privatizações no sector dos transportes, de Francisco Asseiceiro; e O processo de concentração e centralização do capital, de Pedro Carvalho. O imperialismo e a crise mundial, de Jorge Cadima, é a sugestão de reflexão da secção Internacional.
Publica-se ainda a resolução do Comité Central sobre o XIX Congresso e o comunicado da reunião de 26 e 27 de Fevereiro.